Quantcast
Channel: Dungeon Compendium
Viewing all 714 articles
Browse latest View live

O Ídolo da Semana

$
0
0

O ídolo desta semana é um oferecimento da LEGO:

by Eric KeslerO ídolo ficou perfeito!

Na verdade, essa cena foi montada por Eric Kesler, e nada tem a ver com a LEGO exceto pelo uso dos blocos de montar.

Este ídolo foi feito como uma homenagem a Trampier após seu falecimento. Basicamente, a mesma ideia que eu tive de remontar a cena da famosa ilustração de capa do AD&D usando minifigs, só que feita por alguém com muito mais pecinhas de LEGO do que eu!


D&D 5ed: Desencaixotando o Starter Set!

$
0
0

E tivemos uma quantidade enorme de revelações sobre o Starter Set do D&D 5ed em apenas dois dias! Como andam dizendo por aí, quando for lançado o box, já teremos todo o material nas mãos.

De fato, as revelações são tantas que irei dividir em duas postagens as novidades. E esta primeira eu deixarei exclusiva para a revelação mais aguardada de todas: o unboxing do Starter Set!

Sim, o pessoal da Wizards of the Coast fez um unboxing da caixa, mostrando todo seu conteúdo, e gravaram tudo em vídeo! Assistam aí:

E para acompanhar, algumas fotos do unboxing:

Unboxing 1Unboxing 2Unboxing 3Unboxing 4Eu achei a caixa bem bonita, com os detalhes e o nome nas abas da metade de baixo.

A única coisa que eu sinto falta era de quando os livros tinham capa mesmo quando faziam parte de um boxed set. Entendo que isso não é verdadeiramente necessário (afinal, já tem uma caixa para protegê-los), e que gera uma bela economia de dinheiro para a editora.

Mesmo assim, um livro sem capa aparenta ser apenas um mero manual de regras, acessório secundário às peças principais do jogo. Enquanto em um RPG, mesmo um boxed set, é exatamente o contrário: a única coisa relevante é o livro de regras, todas as demais “peças” do jogo são meros acessórios.

Sei que não faz diferença real no fim das contas, mas ainda assim sinto saudades das capas com ilustrações bonitas.

D&D 5ed: Clérigos e Itens Mágicos

$
0
0
E como prometido ontem, eis a segunda parte das revelações a respeito do D&D 5ªed.

Primeiramente, foi divulgada a planilha do clérigo que estará no Starter Set:

Clique nas imagens para ampliar.


Há algumas curiosidades aqui. Primeiro, podemos notar que agora há uma diferença entre a quantidade de magias que o personagem pode preparar e a quantidade de magias que ele pode conjurar. O clérigo em questão pode preparar 6 magias de 1º círculo, mas conjurar apenas 2. Isto é, a importância estratégica de quais magias você irá preparar a cada dia tornou-se muito menor, eu diria mesmo praticamente irrelevante - o que torna a vida dos personagens/jogadores muito mais fácil (e um pouco menos excitante, talvez).

Outra coisa curiosa é que Afastar Mortos-vivos passa a ser uma habilidade disponível apenas no 2º nível de personagem. Isso é bastante incomum, já que essa sempre foi uma das habilidades mais icônicas da classe. E o teste não é mais realizado pelo jogador, mas sim uma resistência jogada pelos monstros - o que eu acho um pouco ruim por deixar o processo todo mais lento na mesa, uma única rolagem do jogador do clérigo era muito mais simples.

Outro preview divulgado foi a primeira página descrevendo os itens mágicos no livro de regras do Starter Set:


Podemos ver que a lógica do D&D 3.0 de limitar a quantidade de itens mágicos que um personagem pode usar continua viva nesta nova edição: alguns itens necessitam ser harmonizados com o personagem, e cada personagem só pode harmonizar consigo 3 itens de cada vez. Eu acho essa lógica meio estranha, sem sentido, e nunca usei nem na 3ª edição - para mim, o limite de itens que um personagem pode utilizar é determinado pelo bom senso.

Outra coisa que vemos ali - e aqui não sabemos se é uma simplificação para o Starter Set, ou se é a regra padrão da edição - tem a ver com a identificação de um item mágico. Aparentemente qualquer um pode identificar as propriedades de um item mágico apenas tocando-o e se concentrando por um certo período de tempo. Isso para mim é meio sem graça, tira parte do mistério dos itens mágicos, e torna a coisa toda meio parecida com um video-game (onde você encontra um objeto mágico, e sabe o que ele faz apenas lendo sua descrição no inventário). Novamente, uma alteração feita para tornar a vida dos personagens mais fácil.

Restaram mais algumas informações ainda, mas estas ficam para a próxima postagem...

D&D 5ed: Os Monstros!

$
0
0

Eu disse na última postagem que ainda restavam algumas informações a respeito dos previews do Starter Set do D&D 5ªed. Pois bem, estas informações são as descrições de alguns monstros!

A WotC liberou mais um preview, um PDF de uma página dos monstros da aventura Lost Mine of Phandelver:

OgreClique aqui para abrir o PDF. 

As três criaturas que aparecem nesta página já são conhecidas dos jogadores de D&D: um ogro, uma geléia ocre, e um nothic (aquela coisa estranha com um único olho enorme e que não é um beholder).

Quem teve acesso às aventuras do D&D Next diz que há algumas pequenas modificações entre as versões dos monstros das aventuras e do Starter Set (o ogro aparece na aventura Ghosts of Dragonspear Castle, e a geléia ocre aparece na aventura Dead in Thay).

O que pode significar que nem tudo deve ficar como visto no último pacote de playtest do D&d Next.

D&D 5ed: Magos, Hobgoblins e Caveiras Flamejantes!

$
0
0
Temos mais algumas novidades reveladas em relação ao D&D 5ª edição. Primeiro foram reveladas uma ilustração da aventura Lost Mine of Phandelver e a ficha estatística do hobgoblin:

Esta coisa é um flameskull, um dos monstros que certamente aparecerão na aventura.

E a planilha dos hobgoblins, inimigos clássicos em D&D.

O hobgoblin tem uma CA bastante alta, mas condizente com o equipamento descrito, o que faz dele um oponente razoavelmente perigoso em níveis baixos. Além disso, a sua habilidade de causar 2d6 de dano extra se o oponente estiver ladeado por um aliado é absurdamente poderosa. Eu diria mesmo que é desproporcionalmente forte.

Fora estas duas revelações, foi também disponibilizada a planilha pronta do mago que acompanha o Starter Set:

Clique na imagem para ampliar.


Da planilha do mago podemos tirar mais algumas informações úteis para analisar como deverá se parecer o sistema final desta nova edição do D&D.

Vemos que o mago receberá o d6 como dado de vida, tornando ele muito mais resistente do que nas edições mais antigas, mas indo de encontro com o que vemos no Pathfinder, por exemplo. Outra coisa que podemos observar é que o mago exemplificado inicia com um bônus de ataque total de +4, o que é bastante alto. Para comparar, é o mesmo bônus que o anão clérigo revelado anteriormente, e apenas um ponto abaixo do guerreiro do grupo. Comparando com os monstros, o mago de primeiro nível ataca melhor do que o hobgoblin (um monstro de 2 Dados de Vida), tão bem quanto a geléia ocre e o nothic (com 6 DV cada um), e apenas 2 pontos pior do que o ogro (que possui 7 DV e Força 19, portanto bônus de atributo de +4).

Eu não gosto muito dessas mudanças que tornam o mago tão capacitado para o confronto físico. É talvez reflexo da mania que ficou escancarada no D&D 4ªed de tornar todo mundo fisicamente hábil para o combate, como se cada classe não tivesse sua especificidade dentro do jogo. Além de que, acho o mago uma classe já bastante poderosa conforme progride de nível, não vejo necessidade de torná-lo também hábil em combate.

Quanto a magias, no geral as coisas funcionam para os magos igual ao que vimos para o clérigo: uma quantidade de magias preparadas maior do que o número de magias que ele é capaz de conjurar por dia. Como já falei antes a este respeito, isso diminui a importância estratégica da escolha de magias preparadas e facilita muito a vida do jogador/personagem.

O mago também é capaz de recuperar alguns de seus slots de magias já utilizados através de um short rest (um descanso de uma hora), uma vez ao dia. Claro que nem sempre é possível parar por uma hora durante a aventura, mas tecnicamente essa capacidade aumenta consideravelmente o poder de fogo do mago.

Analisando a lista de magias do mago, gostei de algumas coisas e não gostei de outras. Pelo aspecto positivo, Detectar Magia voltou a ser uma magia de 1º nível, o que faz todo o sentido devido ao poder e utilidade desta magia. Pelo aspecto negativo, temos cantrips (magias de nível zero, que podem ser utilizadas à vontade) que são magias ofensivas, capazes de causar dano - o que em minha opinião cria um certo problema de roleplay no cenário (é como se existisse alguém eternamente armado).

Estamos a pouco mais de 15 dias do lançamento oficial do Starter Set, e a 5 dias do lançamento para as lojas associadas à WotC. Falta pouco para termos o Basic D&D em mãos e poder dar uma olhada mais a fundo no sistema e entender direito como todos estes aspectos se relacionam de verdade no jogo.

D&D 5ed: Ladrões, Arqueiros e Armaduras!

$
0
0
O lançamento oficial do Starter Set da nova edição do D&D é apenas amanhã, no entanto algumas pessoas já receberam seus exemplares pelos correios (aparentemente, no Canadá), e as primeiras fotos já começam a se espalhar!

Com isso conseguimos fotos das planilhas de personagem que faltavam, incluindo o halfling ladrão:



Aqui comprova-se aquilo que eu comentei sobre o mago: o ladrão recebe o d8 como dado de vida, e seu bônus de ataque é tão bom quanto o do guerreiro. Associado ao bônus de dano da habilidade sneak attack, que se aplica quase sempre que um aliado seu estiver adjacente ao inimigo, o ladrão torna-se um combatente até mais capaz que o guerreiro nos níveis iniciais. Definitivamente, a equiparação marcial das classes parece que veio para ficar.

A outra planilha que faltava era a do segundo guerreiro humano, um arqueiro:



Por fim, temos uma foto da tabela de armaduras do livro:


A tabela acima mostra as Classes de Armadura finais para cada armadura, e não o bônus que cada uma confere - o que talvez seja só uma simplificação para o Starter Set (saberemos amanhã, com o PDF do Basic D&D).

Também dá para ver que não se soma o bônus de Destreza na CA quando se usa armaduras pesadas, e o bônus máximo de Destreza somado à CA no caso de armaduras médias é limitado a +2 em todos os casos.

D&D 5ed: E o Que Vem Depois do Starter Set?

$
0
0

E amanhã teremos o lançamento do Starter Set do D&D 5ª edição, e junto com este, o PDF do Basic D&D estará disponível para todos nós gratuitamente.

E o que devemos encontrar neste PDF? Pois bem, Mike Mearls nos revelou estes detalhes.

Teremos 4 raças de personagem, e 6 sub-raças: humano, anão (da montanha e da colina), elfo (alto-elfo e elfo da floresta), e halfling (stout e lightfoot).

As classes serão as 4 básicas, com evolução dos níveis 1 a 20, e a descrição de um arquétipo para cada uma delas: guerreiro (campeão), clérigo (domínio da vida), ladino (ladrão), e mago (invocador).

Teremos também o capítulo completo de equipamentos do Player’s Handbook, e capítulos com as regras básicas do jogo: combate, usando os atributos, aventurando-se, e magia.

Quanto às magias, foi disponibilizada a lista completa das magias que estarão no Basic D&D:

Basic spells Mais material será adicionado ao PDF em Agosto, quando o Player’s Handbook for lançado, e mais ainda depois disso, com o lançamento dos demais livros.

E, falando de Player’s Handbook, temos a imagem da folha de rosto do dito cujo:

PHB Seria o Drizzt Do’Urden?

O personagem mostrado na ilustração tem um quê do famoso elfo negro Drizzt Do’Urden (pele escura, duas cimitarras…), mas não parece um elfo, e muito menos o Drizzt.

É interessante a pegada meio “árabe” do guerreiro da ilustração, e muita gente comentou sobre o fato de um personagem negro estampar a abertura do livro – o que é bastante legal e quebra alguns estereótipos. Mas é sempre bom lembrar que isso não é exatamente novidade, pois um guerreiro negro também estampa a capa do Manual Básico do Old Dragon, nosso retrogolem brasileiro!

Acompanhando a enxurrada de previews, a WotC filmou uma sessão de jogo da aventura que acompanha o Starter Set, Lost Mine of Phandelver. Eu confesso que não assisti ao vídeo, porque, bem…, eu odeio assistir às sessões de jogo dos outros.

Mas se quiserem vem o vídeo está aí, mas se pretendem jogá-la fiquem avisados de que este será muito provavelmente um grande spoiler da aventura:

É isso aí. Agora a espera está acabando, pois dentro de apenas algumas horas já teremos o Basic D&D!

D&D 5ed: Hoard of the Dragon Queen Patch!

$
0
0

A aventura para a nova edição do D&D intitulada Hoard of the Dragon Queen, está sendo produzida pela Kobold Press. Isso todo mundo sabe.

O que eu não sabia é que está em pré-venda uma edição especial autografada da aventura, a Hoard of the Dragon Queen Autographed Collector's Edition. E o mais legal é que esta edição especial é acompanhada por um patch (um aplique bordado, daqueles que se coloca em mochilas e casacos) promocional:

QoD patch photoInsignia de membro oficial da Ordem de Tiamat! 

Sinceramente, este patché muito mais legal do que a aventura em si! Desconfio que se ele fosse vendido em separado, venderia mais do que a aventura.

Hoard of the Dragon Queen se passa no cenário de Forgotten Realms, e envolve o Culto do Dragão tentando libertar Tiamat dos Nove Infernos e trazê-la para Faerûn.


D&D 5ed: E Saiu o D&D Basic Rules!

$
0
0

Como prometido pela equipe da Wizards of the Coast, com o lançamento oficial da 5ª edição do D&D hoje, foi disponibilizado também o PDF gratuito com as regras básicas do jogo: o D&D Basic Rules!

D&D Basic Podiam ter ao menos feito uma capa, né?

O documento de 110 páginas tem as regras básicas para se jogar a nova edição do D&D, incluindo também a planilha de personagem. Ainda estou lendo o documento para entender todas as diferenças da nova edição.

Mas a minha primeira impressão foi de que, sendo  produto de uma gigante dos jogos, e tratando-se do primeiro e maior RPG de todo o mundo, o arquivo, mesmo sendo gratuito, merecia uma capa de verdade (ele só possui como capa essa página replicada na imagem acima). Afinal, quase todos os retroclones e retrogolens, de empresas muito menores, possuem suas versões gratuitas com uma capa de verdade (incluindo aí o Old Dragon Fast Play da editora brasileira Redbox). Falha dos magos da costa.

O D&D Basic Rules está disponível em duas versões, uma completa, e outra printer friendly, ambas gratuitas. Façam como eu: corram lá, baixem o PDF e leiam a nova edição do primeiro RPG para tirar suas conclusões!

O Ídolo da Semana

$
0
0

Eu pulei o ídolo da semana passada, mas esta semana ele está aqui!

E como estamos em clima de lançamento da 5ª edição do D&D, o ídolo desta semana será relacionado a isso. Mais especificamente, ao D&D Next, o playteste da atual edição do D&D:

penny-arcade-play-nextA estrela do evento! 

A miniatura da imagem acima era a peça central de uma aventura-apresentação durante a Penny Arcade Expo (abreviada como PAX) do ano de 2012.

Durante a PAX 2012, Jerry Holkins, Mike Krahulik, Scott Kurtz, e Wil Wheaton jogaram uma aventura de playteste do D&D Next mestrada por Chris Perkins. A apresentação de quase 2:30h foi feita em um palco em frente a uma platéia, e o ídolo da imagem foi revelado por um Chris Perkins vestido de Mestre dos Magos, representando o local em torno do qual se passava a aventura.

D&D 5ed: Materiais de Apoio

$
0
0

O D&D 5ª edição está aí, o Starter Set já está à venda, e o D&D Basic Rules está disponível gratuitamente para todo mundo poder conhecer e testar as novas regras.

Mas, para testar o jogo, é bom ter alguns monstros, algumas estatísticas de inimigos para os aventureiros enfrentarem, né?

LotCS

Pois a Wizards of the Coast liberou gratuitamente o PDF Legacy of the Crystal Shard - Encounters and Monster Statistics: D&D Next, um guia para a aventura Legacy of the Crystal Shard com as estatísticas de todos os monstros desta, convertidas para o D&D Next (o playteste da edição atual).

Mas, para alguns, apenas estatísticas de monstros não é suficiente. O ideal mesmo é ter uma aventura pronta, para já poder começar a jogar sem muito trabalho prévio.

The Wizard Amulet

Pois bem, a Necromancer Games (que pertence à Frog God Games) disponibilizou gratuitamente o PDF da aventura The Wizard’s Amulet.

O PDF de 28 páginas traz uma aventura para personagens de nível 1, é voltada a mestres iniciantes, e de acordo com a propaganda na capa, trata-se de uma aventura de D&D 5ª edição, mas com clima de D&D 1ª edição.

Além da aventura propriamente dita, The Wizard’s Amulet traz 14 personagens prontos que podem ser utilizados pelos jogadores, ou então servir para preencher o banco de NPCs do mestre.

Infelizmente para alguns, ambos os materias são em inglês.

Você Quer Nadar de Armadura?

$
0
0

Certamente todo mestre já precisou fazer essa pergunta a um jogador, que por alguma razão não desejava que seu personagem retirasse sua armadura completa antes de pular dentro d’água.

O bom senso diz que nadar de armadura de metal é impossível, ou pelo menos extremamente difícil. Mas para aqueles que precisam de mais provas do que o simples bom senso, sempre dá pra mostrar um registro em vídeo.

Sim, vídeo! No vídeo abaixo, Michael K. Bergstrom, um praticante de artes marciais medievais do Alaska, faz um teste prático tentando responder à velha questão do título desta postagem:

Ele faz o primeiro teste em uma piscina de 1,5m de profundidade. Assim, ele consegue ficar de pé quando deseja, sem perigo. Mas quando tira os pés do fundo e tenta nadar de fato, ele é totalmente incapaz de se manter flutuando adequadamente. Sem flutuação, nadar é uma coisa muito perigosa: você não consegue tirar a cabeça para fora da água, e portanto, não tem como tomar fôlego extra.

Pelo vídeo, a conclusão que se chega é que alguém suficientemente forte para puxar seu peso mais o da armadura sob a água com os braços, e capaz de prender a respiração por tempo o suficiente, teria condições de chapinhar com dificuldade para fora d’água se necessário, se a distância a ser percorrida não for muito longa. Mas nadar mesmo, com segurança e por um tempo mais longo, sem chances.

Michael Bergstrom chega mesmo a cogitar que com a força necessária e com muita prática alguém talvez fosse capaz de nadar melhor de armadura. Mas a realidade é que ninguém treinaria nado de armadura, em nenhuma condição.

O segundo teste é ver se é possível atravessar um trecho de água de grande profundidade andando pelo fundo. Ele o faz com o auxílio de um tanque de oxigênio, para não se afogar. O teste é ver se é possível saltar até a superfície, o que permitiria pegar fôlego extra e continuar o caminho.

Bem, definitivamente ele não consegue. O peso da armadura é demais para que ele tenha impulso para atingir a superfície, o que sem o tubo de oxigênio significaria morte certa. è possivel notar também que ele chega mesmo a ter dificuldade para subir a inclinação para sair da água, o que seria outro problema na tentativa de cruzar a água pelo fundo.

E não podemos esquecer de que em rios e lagos, o fundo não raro é lamacento, podendo fazer pés afundarem e ficarem “presos” pela sucção, e o peso da armadura tornaria mais difícil soltá-los. Mesmo em trechos rasos, o fundo de um rio é escorregadio, e cair na água com o peso de uma armadura sob um piso escorregadio, sem ter tido tempo de pegar fôlego, pode resultar em um final trágico.

O teste do vídeo é feito com uma armadura de placas, mas uma cota de malha também ofereceria dificuldades similares, já que também é pesada e diminui bastante a flutuação do corpo humano.

Enfim, um, vídeo bastante interessante e didático para se contastar visualmente uma dificuldade bastante óbvia, mas que nem por isso deixa de ser contestada eventualmente.

D&D 5ed: As Raças do PHB

$
0
0
E com o Starter Set já tendo sido lançado, as atenções (e os previews) voltam-se agora para o próximo lançamento do D&D 5ª edição: o Player's Handbook.

E esta semana saíram dois novos previews deste livro. O primeiro é a página inicial da descrição da raça dos anões:

 Uma anã! Quem diria!

A ilustração é bem legal, e um tanto inovadora ao usar um personagem feminino como exemplo da raça, já que os anões quase sempre preenchem o estereótipo de machão nos livros de RPG. Na descrição da raça que podemos ler nesta página não há nada de novo - em verdade grande parte do texto é o mesmo usado a várias edições do D&D atrás.

O segundo preview é a lista de raças do Player's Handbook:

Oh, não, draconatos!

Não há muita surpresa na lista de raças do livro, principalmente para quem já estava acostumado com a 4ª edição. Mas eu realmente não gosto de dragonborns (ou draconatos, como são conhecidos por essas bandas), ao menos não como uma raça básica do Livro do Jogador. Já com os tieflings eu não tenho muitos problemas, mas eu preferia muito mais a descrição e aparência que eram dadas a eles em Planescape do que o padrão que foi usado no D&D 4ª edição.

Novo Kit Dungeon Crawl da Kimeron Miniaturas

$
0
0

A Kimeron Miniaturas anunciou no Facebook fotos de seu novo Kit Dungeon Crawl, que deverá entrar em pré-venda ainda neste mês.

completo O kit quase completo, afinal, devem vir mais tiles.

O Kit Dungeon Crawl foi um dos primeiros lançamentos da Kimeron em relação a miniaturas de cenários para RPG. E após cerca de 5 anos, a empresa decidiu que era hora de repaginar o kit, com novas peças e esculturas.

pisos Um close dos tiles de pisos.

A qualidade da escultura das peças da Kimeron, que já era boa, vem se aperfeiçoando ano a ano, o que justifica por si só a produção de novas peças para o kit. Além disso e da inclusão de peças novas, que não existian no kit anterior, uma provável mudança é na espessura dos tiles de pisos, que devem tornar-se mais grossos para ficarem compatíveis com os kits de dungeon e caverna 3D da empresa.

itensAlguns acessórios em detalhe.

De acordo com as palavras da própria Kimeron Miniaturas:

“Ainda este mês estaremos atualizando nossos estoques no site, lançando novas miniaturas já anunciadas aqui na página e ainda estaremos disponibilizando para pré-venda a versão 2014 do nosso maior sucesso de vendas o Kit Dungeon Crawl, para os que estão ansiosos pelo seu retorno ao site, fiquem atentos pois estaremos disponibilizando com um preço especial na pré-venda... o kit conta com várias novidades imperdíveis para quem acompanha nosso trabalho...”

estátuas e escadas Estes pedestais e estátuas são totalmente novos, e bastante legais para incrementar uma dungeon!

Agora é ficar de olho na página da Kimeron no Facebook para poder aproveitar a promoção de pré-venda!

D&D 5ed: Miniaturas, Tieflings e Bardos

$
0
0
Dentre os novos previews divulgados dos materiais da nova edição do D&D, temos algumas fotos das novas miniaturas e do interior do Player’s Handbook.

A nova linha de miniaturas deve chegar em massa às lojas no dia 15 de Julho, junto com o lançamento oficial do Starter Set para o grande público. No entanto já temos uma foto do blister "Icons of the Realms", que traz 6 personagens fixos:

Os fãs do Drizzt vão à loucura!

As miniaturas deste blister estão listadas como:
 
Drow Elf Ranger Drizzt (46/51)
Gold Dwarf Female Cleric (47/51)
Human Female Ranger (48/51)
Sun Elf Female Wizard (49/51)
Northlands Fighter (50/51)
Lightfoot Halfling Rogue (51/51)

Pela foto, dá para perceber que a qualidade da pintura é um pouco melhor do que a média das antigas DDM, aproximadamente do mesmo nível das atuais Pathfinder Battles. Segundo informações, o nome das miniaturas sob a base é no mesmo modelo das antigas DDM, isso é, escritas em relevo.

Do Player’s Handbook nós temos um pequeno trecho da classe bardo, explicando sua relação com a música e a magia:

Bard Music!

Interessante a citação de Words of Creation e das palavras como instrumento dos deuses para a criação de tudo no Player’s Handbook. Isso de um certo modo adiciona algo mais ao "cenário implícito" do jogo, é possível que muito provavelmente vejamos repercussão dessa citação em outros materiais do D&D 5ªed, como nos suplementos e cenários.

E além do bardo, foi liberada mais uma página (na verdade duas) do capítulo de raças do livro. Desta vez os escolhidos foram os tieflings:

A primeira página de descrição da raça...

... a segunda página...

... e como as duas devem parecer juntas no livro.

Apesar da ilustração não ser ruim, achei que ela poderia ser melhor, como é a dos anões. Curiosamente, a raça dos tieflings também é representada por uma personagem feminina. Será que é apenas uma coincidência, ou todas as raças são apresentadas com uma personagem feminina, como em uma espécie de concurso de misses de um universo de fantasia?

Como eu já havia cantado a bola antes, devido ao que foi feito na 4ªed, não gostei do fato de que todos os tieflings tem essa aparência padrão de olhos de cor única, grandes chifres e cauda. Prefiria quando cada tiefling era um ser único.


O Ídolo da Semana

$
0
0
A postagem desta semana é especial - serve ao mesmo tempo como o ídolo da semana e também divulgação do próximo produto da Redbox:

A capa não poderia ser melhor!

A imagem acima é a capa do Guia de Armadilhas, o próximo suplemento para o Old Dragon a ser lançado pela Redbox Editora!

Conforme explicado no comunicado oficial da editora,  o Guia de Armadilhas traz mais de uma centena de armadilhas, das mais simples e básicas até as mais complexas e mortais, além de enigmas, desafios e perigos naturais, tudo para os mestres de jogo poderem desafiar ainda mais os personagens dos jogadores.

O livro, que será o primeiro livro azul oficial em formato físico para o Old Dragon (cor que significa um suplemento genérico), foi escrito em uma parceria minha com o Rafael Beltrame, e nós tentamos nos certificar de que o material fosse divertido e útil para os mestres, tanto de Old Dragon quanto de outros sistemas.

A capa é de autoria de Bruno Balixa e Dan Ramos, e não poderia ser melhor, com nosso querido ídolo como peça central, atraindo os aventureiros para a morte certa em terríveis armadilhas!

O início da pré-venda está prevista para o mês de Agosto, então fiquem de olho.

D&D 5ed: Mais Monstros Pelo Mesmo Preço!

$
0
0

A Wizards of the Coast anunciou hoje que o Monster Manual do D&D 5ªed será lançado com 32 páginas a mais do que havia sido originalmente anunciado, sem nenhum aumento no valor do livro.

As 32 páginas adicionais, de acordo com o anúncio, são destinadas à inclusão de mais monstros no livro, e não a tabelas ou outro tipo de informação secundária.

Em minha opinião, isso sim mostra uma mudança de postura na WotC em relação ao que vinha sendo feito nas edições anteriores: ao invés de já programar o “Monster Manual 2”, simplesmente incrementar a contagem de páginas do livro e disponibilizar mais material pelo mesmo preço aos jogadores.

Ao menos para mim, isso representa um respeito maior pelo cliente.

Apêndice N: Conan – Espada & Magia

$
0
0

Como eu comentei em uma postagem anterior, os livros da série Conan – Espada & Magia são consideravelmente difíceis de encontrar hoje em dia. No entanto, difícil não quer dizer impossível!

ConanAgora só me falta um na coleção!

Depois de muitos anos de procura, e não muito após receber o volume 3 da série, aquele que mostrei na postagem anterior, consegui encontrar os volumes 1, 2 e 4 sendo vendidos por um mesmo vendedor no Mercado Livre. E o mais incrível, por um preço bastante justo.

Assim como o volume citado anteriormente, estes três também são trazem algumas histórias originais de Robert E. Howard, alé dos pastiches de Conan escritos por Lin Carter e L. Sprague de Camp, e versões de contos de Howard reescritas por de Camp.

Nominalmente, isso é, de acordo com a ficha técnica, os volumes 1 e 2 seriam a tradução dos livro Conan, e o volume 4 a tradução de Conan the Wanderer, ambos originalmente publicados pela Lancer Books em 1967 e 1968.

No entanto, o volume 4 traz apenas um dos contos originalmente publicado em Conan the Wanderer, sendo complementado por contos tirados de Conan of Cimmeria. Já nos volumes 1 e 2 faltam apenas dois contos do livro Conan, e trazem em seus lugares contos tirados de Conan the Freebooter, Conan of Cimmeria, e Conan the Usurper.

Com estas aquisições, a minha coleção da série Conan – Espada & Magia fica quase completa, faltando apenas o último volume, subintitulado “A Lâmina de Fogo”.

Começa Amanhã o EIRPG 2014

$
0
0

O Encontro Internacional de RPG de 2014 começa amanhã, acontecendo em conjunto com o Anime Friends, como no ano passado.

EIRPG O evento acontece durante dois finais de semana: dos dias 17 a 20 de Julho, e de 24 a 27 de Julho. O local é o Campo de Marte, na Avenida Santos Dumont, nº 2241, Bairro Santana, São Paulo/SP.

A pré-inscrição para o evento pode ser realizada pela internet neste link, mas ao que tudo indica não é obrigatória para participar do evento.

Em minha opinião, houve muita demora na divulgação da programação completa do evento (o que é péssimo para quem não é de São Paulo), mas agora ela já está disponível no site da Devir. Entre as diversas atividades do evento, como campeonatos de cardgames e boardgames e mesas de RPG, haverão palestras, dentre as quais uma com o Trio Tormenta (escritores do Tormenta RPG) e outra com Mark Rein-Hagen (autor de livros do antigo Mundo das Trevas e I am Zombie, jogo novo que ele virá divulgar).

Mas nem tudo são boas notícias. Segundo alguns comentários em uma postagem em sua página no Facebook, a editora Devir não irá realizar o lançamento do Pathfinder em português durante o evento, como se esperava. O lançamento do Pathfinder está programado para o “segundo semestre de 2014”, mas sem uma data confirmada.

O Ídolo da Semana

$
0
0

O ídolo desta semana recebe muitas visitas, vindas de todo o mundo:

by Kamil Węgrzynowicz“Olhe querida, aqui no guia diz que esta estátua foi construída por David Trampier em 1978, a pedido do Sr. Gary Gygax…”

A bem-humorada ilustração acima, que coloca turistas no lugar dos aventureiros da ilustração original, foi feita para o tributo The God With The Bowl por Kamil Węgrzynowicz.

Viewing all 714 articles
Browse latest View live